Clique e assine a partir de 9,90/mês

Gasto de brasileiro no exterior bate recorde em 2012

Apesar da desaceleração da economia e do dólar mais caro, brasileiros desembolsaram 22,2 bilhões de dólares fora do país

Por Da Redação - 23 jan 2013, 10h16

Em 2012, os brasileiros gastaram como nunca no exterior: 22,2 bilhões de dólares, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Central. O recorde de gastos provocou um déficit de 15,6 bilhões de dólares, também o maior valor da série histórica. Isso porque os estrangeiros gastaram por aqui 6,6 bilhões de dólares no ano passado.

O aumento dos gastos acontece mesmo diante de uma valorização do dólar em relação ao real e da desaceleração da economia brasileira. Desde o final de 2012 o governo tenta equilibrar a desvalorização do real, que chegou a ser cotado a 2,10 reais para cada 1 dólar. No início de janeiro, a moeda brasileiro foi negociada com o menor valor em dois meses.

O que, à primeira vista, parece um contra-censo tem uma explicação: o nível baixo de desemprego e o crescimento da renda do brasileiro contribuem para o turismo no exterior. “As despesas das viagens internacionais aumentaram nos últimos anos com o acesso da Classe C ao mercado de consumo”, diz Bruno Lavieri, economista da consultoria Tendências.

O ritmo de expansão dos gastos no exterior, porém, foi menor em 2012. O avanço de 6% sobre o ano anterior é muito menor do que os 37% de crescimento de 2011 ante 2010. Para este ano, há possibilidade de os gastos apresentarem retração se a desvalorização do câmbio continuar, o crescimento da economia ficar abaixo dos 3,5% projetados pela equipe econômica e o desemprego subir. “As despesas internacionais podem apresentar retração se as condições ficarem desfavoráveis”, afirma Lavieri.

Continua após a publicidade

Os estrangeiros, que seriam beneficiados com o dólar mais barato, vivem uma situação oposta à do brasileiro, principalmente com relação à renda e ao emprego. Por esse motivo, os gastos de turistas internacionais no país não cresceram. Em dezembro, a queda foi de 11,4% na comparação com o mesmo mês de 2011. Os brasileiros gastaram 12% a mais no mesmo período no exterior.

Leia também:

Fluxo de dólares no país recua 74,3% em 2012

Continua após a publicidade

Gasto de brasileiros no exterior é recorde para novembro

Publicidade