Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fusão com o CorpBanca é a maior já feita pelo Itaú fora do país

Banco brasileiro terá 50,5% do CorpBanca; valor de mercado da nova entidade será de 8 bilhões de dólares

O Itaú Unibanco anunciou, nesta quarta-feira, um acordo de fusão de sua unidade no Chile com o CorpBanca, numa transação de pelo menos 3,7 bilhões de dólares que também abre caminho para entrada no varejo bancário da Colômbia.

O acordo inclui capitalização de 652 milhões de dólares do Itaú Unibanco no Itaú Chile. O banco brasileiro terá 50,5% da nova entidade, o Itaú CorpBanca, que administrará os negócios dos dois bancos no Chile e na Colômbia. O Itaú CorpBanca terá valor de mercado de 8 bilhões de dólares, 45 bilhões de dólares em ativos, carteira de crédito de 34 bilhões dólares, 10 mil funcionários e 390 agências.

A operação levará o Itaú Unibanco da sétima para a quarta posição entre os maiores bancos do Chile em empréstimos. Além disso, o acordo permite que o banco brasileiro ingresse no mercado de varejo financeiro da Colômbia, economia de maior crescimento na América Latina em 2013.

“Vemos todas as condições para a expansão – este é um trampolim para oportunidades de negócios no Chile, Colômbia, Peru e América Central”, disse o presidente-executivo do Itaú para América Latina, Ricardo Marino, em teleconferência. A nova instituição vai operar no Chile sob a marca Itaú.

Leia mais:

Fundos de investimentos já ganham mais dinheiro no Brasil do que nos EUA

Autuações da Receita atingem R$ 190,2 bilhões em 2013

É hora de ocupar o lugar do BNDES, diz presidente do Bradesco

As ações do Itaú Unibanco cediam 1,7%, a 29,55 reais, enquanto o Ibovespa recuava 0,25% e os papéis do CorpBanca mostravam queda de 17%. “Considerando a maneira como foi estruturado, com apenas 652 milhões de dólares em dinheiro novo, é muito positivo. O Banco Itaú Chile é um banco de baixo retorno e acreditamos que o aumento de escala e combinação das duas entidades deverá permitir ganhos de sinergia e resultar em uma instituição mais lucrativa”, afirmou o Bradesco em nota a clientes.

A expectativa do Itaú Unibanco é que o novo banco permita criação de sinergias de 100 milhões de dólares. Com o acordo, o Itaú Unibanco avança na estratégia de internacionalização, prevista desde o surgimento do maior privado do país com a fusão entre Itaú e Unibanco, em 2008, mas postergada devido aos altos preços dos ativos em países como Chile, Peru e Colômbia.

O Itaú iniciou suas operações no Chile com a compra da unidade local do Fleet Boston, em 2006, e depois com as atividades do HSBC, em 2011. O banco também montou uma operação de banco de atacado na Colômbia, em 2012.

Leia também:

Crédito imobiliário da Caixa atinge recorde de R$134,9 bi em 2013

MPF investiga confisco de poupanças da Caixa

Operação – O valor total da transação não ficou imediatamente claro. Mas considerando os ativos e outros dados, esta deve ter sido a maior transação na indústria financeira no Chile, de acordo com informações da Thomson Reuters. Além de Itaú, o espanhol Banco Bilbao Vizcaya Argentaria e o canadense Bank of Nova Scotiam tabém disputavam a compra do banco chileno, disseram fontes à Reuters em dezembro.

Após a capitalização do Itaú Chile, a unidade será incorporada pelo CorpBanca, que emitirá novas ações na proporção de 85.420,07 papéis para cada uma ação do Itaú Chile. Haverá ainda uma posterior integração do Itaú BBA Colômbia às operações do Itaú CorpBanca. O Itaú Unibanco afirmou que a operação não terá efeitos contábeis relevantes nos resultados da instituição. Ambos os grupos lançarão ainda uma oferta para comprar participação restante no CorpBanca Colômbia por equivalente a 894 milhões de dólares, afirmou o Corp Group.

O Itaú CorpBanca fará um acordo de acionistas com o Corp Group. Os presidentes dos Conselhos de Administração do Itaú CorpBanca e suas subsidiárias serão indicados pelo Corp Group e seus vice-presidentes pelo Itaú Unibanco. A maioria dos membros do Conselho de Administração será eleita pelo grupo brasileiro. Boris Buvinic, atual presidente da unidade chilena do Itaú, será o presidente do Itaú CorpBanca, com Jorge Andrés Saieh, o controlador do CorpBanca, assumindo como presidente do Conselho de Administração.

(com agência Reuters)