Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Furnas vai recorrer de multa da Aneel por apagão de 2010

Por Karla Mendes

Brasília – Furnas irá à Justiça contra a multa de R$ 17,9 milhões aplicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em decorrência do apagão de dezembro de 2010 no Rio de Janeiro. “Furnas não concorda com as razões da multa e vai recorrer na Justiça”, disse a estatal, por meio de sua assessoria de imprensa.

Na manhã de hoje, a diretoria do órgão regulador manteve, por unanimidade, a penalidade aplicada pela Superintendência de Fiscalização da agência. Como não cabe mais recurso na esfera administrativa da Aneel, Furnas tem dez dias para efetuar o pagamento da sanção, a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), segundo a agência.

Conforme antecipou a Agência Estado no dia 18, o relatório da superintendência revela diversos erros da estatal na subestação de Grajaú, unidade que opera com menos transformadores do que deveria desde maio de 2010. Os fiscais da agência apontam que houve “falhas graves e primárias” no planejamento da intervenção para efetuar a troca da proteção da linha “sem uma cuidadosa análise de risco, agravado por uma configuração do sistema com indisponibilidade de um transformador”.