Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

França rejeita novas medidas de austeridade na após rebaixamento

Por Da Redação 15 jan 2012, 16h05

BERLIM, 15 Jan (Reuters) – A França não vê necessidade de lançar novas medidas de austeridade, após perder sua classificação máxima AAA da agência de classificação de risco Standard and Poor’s, informou o ministro das Finanças do país, François Baroin, a um jornal alemão.

“Estamos confiantes de que as medidas já tomadas serão suficientes para atingir as metas para a redução do déficit público em 2012”, disse Baroin ao Frankfurter Allgemeine Zeitung.

“Assim, não haverá novas medidas para a consolidação orçamentária”, disse ele, acrescentando que Paris vai se concentrar em reformas estruturais para melhorar a competitividade, incluindo a redução de custos trabalhistas.

A S&P rebaixou a classificação de crédito de nove países da zona do euro na sexta-feira. França e a Áustria perderam seus cobiçados status AAA.

Baroin também disse ao jornal que os rebaixamentos não impediriam a Europa de acelerar o lançamento de seu fundo de resgate permanente, o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MES), este ano.

“Essa aceleração é possível, sem alterar substancialmente o equilíbrio financeiro da França”, disse ele, acrescentando estar confiante de que o atual Fundo Europeu de Estabilidade Financeira vai operar sem restrições devido aos rebaixamentos.

(Reportagem de Brian Rohan, Edição de Greg Mahlich)

Continua após a publicidade
Publicidade