Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

França propõe sistema baseado em várias moedas

A ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, diz que país vai propor o reforço dos Direitos Especiais de Giro (DEG) do FMI, com inclusão do yuan

A França, que exerce a presidência do G20, propõe um sistema monetário baseado em várias moedas internacionais, anunciou nesta segunda-feira a ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, em uma entrevista coletiva em Paris.

Lagarde, que apresentou os objetivos do país poucos dias antes da reunião dos ministros das Finanças do G20 em Paris, disse que deseja acompanhar de perto a “transição para a internacionalização de novas moedas”.

“É preciso sair do não sistema monetário internacional atual e avançar para um sistema que baseado em várias moedas internacionais”, acrescentou a ministra francesa.

A França vai propor um reforço dos Direitos Especiais de Giro (DEG) do Fundo Monetário Internacional (FMI), com a inclusão do yuan chinês na cesta de divisas.

Paris também deseja reduzir a necessidade do acúmulo de reservas cambiais dos países emergentes e uma regulamentação melhor dos fluxos de capitais internacionais, acrescentou Lagarde.

(com AFP)