Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

França financiará trem entre aeroporto e centro de São Paulo

'Expresso Guarulhos' começará a funcionar em 2014 e exigirá investimentos de 1,2 bilhão de reais

O primeiro-ministro francês, François Fillon, firmou nesta quinta-feira um protocolo de intenções para financiar o trem que conectará o aeroporto internacional de São Paulo com o centro da cidade, já tendo em vista a Copa do Mundo de Futebol de 2014, no Brasil.

O governo do estado de São Paulo e a Agência Francesa de Desenvolvimento declararam sua intenção de financiar o “Expresso Guarulhos”, que começará a funcionar em 2014, informou o governador Geraldo Alckmin após reunir-se com Fillon. O custo total da obra, incluindo a compra dos trens, será de 1,2 bilhão de reais (640 milhões de dólares), e “grande parte desse financiamento partirá da Agência Francesa de Desenvolvimento”, disse o governador.

As autoridades paulistas disseram que não foi definido o montante total que o governo francês emprestará, mas o primeiro lote seria de 300 milhões de euros. Após a reunião com Alckmin, o primeiro-ministro francês disse que as empresas francesas desejam aumentar sua participação “nos setores de infraestrutura, transporte e aeronáutica” no país.

A metrópole paulista prevê investir nos próximos anos 25 bilhões de dólares em seu programa de mobilidade urbana, disse Alckmin. Fillon iniciou nesta quinta-feira em São Paulo uma visita oficial ao Brasil e esta tarde deve reunir-se com a presidente Dilma Rousseff em Brasília.

O comércio bilateral entre França e Brasil supera os 7 bilhões de euros (9,1 bilhões de dólares). Cerca de 500 empresas francesas estão presentes na Brasil. A França é o quarto maior investidor do país.

(com Agence France-Presse)