Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

França diz ter espaço para acordo com Alemanha sobre união bancária

Ministro francês das Finanças, Pierre Moscovici, diz que negociação não deve ser vista como confronto

Por Da Redação 19 set 2012, 10h23

O ministro francês das Finanças, Pierre Moscovici, anunciou nesta quarta-feira que seu país tem espaço para fazer um acordo com a Alemanha sobre uma supervisão conjunta de bancos europeus. “Estamos negociando o momento das coisas e a escala da abordagem, mas é uma perspectiva redutiva caracterizar isso como algum tipo de confronto”, disse Moscovici à imprensa. “Isso é a preparação de um texto importante que exige discussão franco-alemã.”

Enquanto a Alemanha pressiona para que apenas um pequeno número de bancos importantes esteja sujeito à supervisão do Banco Central Europeu (BCE), a França defende a proposta da Comissão Europeia (CE) para todos os bancos da região sejam cobertos.

Os países também discordam no período em que um plano começaria a valer. Segundo Paris, o sistema deveria ficar pronto até o fim deste ano, mas Berlim acredita que seria muito cedo.

Leia também:

Alemanha: recapitalização direta aos bancos só depois de janeiro

Ministros divergem sobre supervisor bancário europeu

Alemanha não quer dar mais poderes para BCE

“As coisas estão avançando para alcançar um compromisso entre França e Alemanha”, disse o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, acrescentando que espera que um acordo possa ser definido até uma cúpula de líderes europeus, que será realizada nos dias 16 e 17 de outubro.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade