Clique e assine a partir de 9,90/mês

Ford prevê para 2021 frota de carros sem volantes e pedais

Veículos serão voltados frotas de serviço privado de transporte, como o Uber

Por Da redação - Atualizado em 16 ago 2016, 19h02 - Publicado em 16 ago 2016, 19h01

A Ford planeja oferecer veículos autônomos para frotas comerciais de compartilhamento – como o Uber – em 2021, anunciou a montadora nesta terça-feira. Os veículos serão totalmente autônomos, o que significa que eles não terão, por exemplo, volante ou pedais.

Mas os veículos não vão circular livremente, ao menos nos primeiros momentos. Eles vão ser operados em área limitada, que tenha sido previamente mapeada com veículos autônomos da montadora, segundo Ken Washington, vice-presidente de pesquisa e engenharia avançada da empresa.

Ford e Baidu, maior empresa de internet da China, informaram nesta terça-feira que investiram conjuntamente 150 milhões de dólares na Velodyne. A empresa fabrica sensores a laser que são alicerces importantes para os veículos autônomos.

Leia mais:
Ford testa carro autônomo em ‘cidade artificial’
Google anuncia testes de carros autônomos em mais uma cidade dos EUA

O presidente-executivo da Ford, Mark Fields, disse à TV CNBC que a montadora está dobrando o tamanho de sua equipe de pesquisa do Vale do Silício, em Palo Alto, para mais de 300, e aumentando o desenvolvimento de veículos autônomos. Ele afirmou também que a montadora planeja uma parceria com os serviços de transporte privado Uber ou Lyft no projeto de compartilhamento de veículos. “Todas as opções estão na mesa”, disse.

Publicidade