Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ford apresenta novo EcoSport desenvolvido no Brasil

Brasília, 4 jan (EFE).- A Ford apresentou nesta quarta-feira em Brasília o novo EcoSport, uma versão aprimorada do utilitário esportivo que foi desenvolvida por engenheiros brasileiros e será vendida em cerca de 100 países.

Trata-se do primeiro modelo da Ford criado e desenvolvido em um país sul-americano que terá oferta global, disse o presidente do multinacional no Brasil, Marcos de Oliveira, em um ato que contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

O modelo brasileiro foi apresentado simultaneamente nesta quarta-feira no Salão do Automóvel de Nova Délhi, já que a Índia é uma das prioridades no projeto de expansão da Ford no mundo.

O carro será fabricado inicialmente nas fábricas da Ford no Brasil, na Índia e na Tailândia.

As unidades do novo EcoSport comercializadas no mercado brasileiro e nos demais países da América Latina serão produzidas na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, na qual a empresa já produz quatro mil unidades mensais da antiga versão do utilitário esportivo.

‘Muito se fala da invasão dos automóveis de outros países no mercado brasileiro, principalmente dos asiáticos. Agora a Ford está invertendo isso e mostrando ao mundo o trabalho realizado no Brasil’, afirmou Oliveira.

‘Não queremos ser um país de manufatura. Queremos ser uma potência de desenvolvimento. Este é o caminho que esperávamos para a indústria automotiva nacional’, completou Mercadante.

Segundo a Ford, o novo modelo se destaca por suas linhas aerodinâmicas desenvolvidas em túnel de vento, o que aumenta a economia de combustível.

Oliveira se absteve de divulgar o custo de desenvolvimento do novo modelo, mas esclareceu que a montadora investirá R$ 2,8 bilhões na fábrica de Camaçari entre 2011 e 2015. EFE