Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

FMI revisa para cima projeção de crescimento da economia

Inflação nos países emergentes, contudo, é risco para estabilidade econômica

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está mais otimista em relação à economia global neste ano. No relatório que avalia a saúde das principais economias do mundo, o Fundo ampliou para 4,4% a projeção de crescimento em 2011 – em outubro passado, a previsão era de 4,2%.

De acordo com o relatório, as economias dos países emergentes deverão apresentar um crescimento mais acelerado (média de 6,5%) que as dos países desenvolvidos (média de 2,5%). O principal foco de atenção do Fundo é com a Zona do Euro, cujo PIB deverá aumentar 1,5% neste ano. Os Estados Unidos também tiveram sua projeção de crescimento revisada para cima: 3%, em comparação com os 2,3% de outubro.

Brics – O principal grupo de países emergentes deverá seguir com altas no PIB. China (9,6%), Índia (8,4%) , Brasil (4,5%) e Rússia (4,5%). A preocupação do FMI é a alta dos preços e a ameaça da inflação nesses países. Na semana passada, o temor da inflação já fez com que o Banco Central brasileiro elevasse a taxa básica dos juros para 11,25% ao ano.