Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

FMI demonstra preocupação com dívidas de EUA e Japão

Economista-chefe do FMI afirma que problemas econômicos não são exclusividade dos países europeus

Os níveis das dívidas americana e japonesa são tão ruins ou piores do que os de países da zona do euro, afirmou o economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Olivier Blanchard, em entrevista a um jornal francês nesta quinta-feira. Ele disse ainda que os países devem ter como objetivo reduzir, com o tempo, as proporções da dívida em relação ao PIB.

“A crise revelou que a dívida vai de 60% a 100% do PIB rapidamente. Isso é verdade não só para a zona do euro”, declarou Blanchard ao Les Echos. “A situação dos Estados Unidos e do Japão está, em relação a essa questão, tão ruim ou até pior”, completou. O economista-chefe do FMI afirmou também que, apesar de acreditar que os países deveriam buscar uma proporção da dívida de até 40% do PIB no longo prazo, eles deveriam agora focar em 60%.

Idealmente, países deveriam ter como meta cortes no longo prazo que levem em consideração a demanda no curto prazo, com medidas como aumento gradual na idade de aposentadoria, acrescentou Blanchard.

(com agência Reuters)