Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Fitch revisa perspectiva dos bancos do Japão para ‘negativa’

Por Da Redação - 23 maio 2012, 07h31

Tóquio, 23 mai (EFE).- A agência de classificação de riscos Fitch revisou a perspectiva dos principais bancos japoneses para ‘negativa’, como consequência da redução da nota do Japão como emissor de dívida a longo prazo (DR).

A revisão afetou diferentes instituições bancárias dos três principais grupos financeiros do país: Mitsubishi UFJ Financial Group, Mizuho Financial Group e Sumitomo Mitsui Financial Group.

A Fitch manteve a classificação de todas as instituições como emissores a longo prazo em ‘A’, mas revisou sua perspectiva e a situou em ‘Rating Watch Negative’ (‘Perspectiva de Qualificação Negativa’).

Segundo a entidade, a revisão reflete ‘a menor flexibilidade do governo para proporcionar ajuda financeira aos bancos em caso de necessidade’.

Publicidade

‘A solidez financeira do governo foi se debilitando devido a uma crescente pressão fiscal que responde aos custos crescentes da seguridade social’, explica em comunicado a Fitch.

Ontem, a agência rebaixou a classificação de emissor a longo prazo (IDR) do Japão em divisa internacional e nacional ao nível ‘A’, de ‘AA’ e ‘AA-‘, respectivamente, com perspectiva ‘negativa’. EFE

asb/dk

Publicidade