Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fitch revisa para baixo perspectiva de nota de bancos franceses

A agência de classificação Fitch Ratings anunciou nesta terça-feira que revisou para baixo, de “estável” para “negativa”, a perspectiva de nota de quatro grandes bancos franceses, entre eles o Société Générale.

Os bancos afetados são Société Générale, Grupo BPCE, Dexia Crédit Local e La Banque Postale, acrescentou a Fitch, destacando que esta decisão é consequência da degradação, na sexta-feira, da perspectiva da nota da França para “negativa”.

A degradação da perspectiva dos bancos reflete a posição do Estado francês nestes grupos bancários. Uma redução de escala da nota da dívida de longo prazo da França poderia conduzir ao rebaixamento para “A” das notas atribuídas à dívida de longo prazo do Société Générale, do grupo BPCE e do Dexia, acrescentou a fonte.

A situação do Banque Postale (LBP) dependerá da classificação de sua matriz, La Poste (Correios), que está diretamente vinculada à do Estado francês. Uma degradação em um nível da nota de longo prazo do La Poste levaria a uma baixa para “A+” da nota de longo prazo do LBP.

“A perspectiva negativa indica que há um pouco mais de 50% de chances de um rebaixamento da nota daqui a dois anos”, acrescentou a agência de classificação.