Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fitch reduz rating do Santander no Brasil

Decisão vem após a redução das notas do controlador e da Espanha

logo da Exame.com logo da Exame.com

logo da Exame.com (/)

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota de crédito do banco Santander (SANB3) no Brasil, Chile e México, mostra uma análise enviada ao mercado nesta quarta-feira. O rating de longo prazo em moeda estrangeira da unidade brasileira passou de BBB+ para BBB e a perspectiva caiu de estável para negativa. No Chile, o rating de longo prazo em moeda estrangeira foi reafirmado em A+ porém a perspectiva foi reduzida de estável para negativa. No México, a nota de longo prazo em moeda estrangeira passou de A- para BBB+. “A Fitch reconhece amplamente que a reputação do controlador e de suas subsidiárias na América Latina é, de certa forma, interdependente e correlacionada. Desta forma, não é possível dissociar inteiramente os ratings do controlador do de suas subsidiárias”, mostra o comunicado.

Nesses casos, explica a agência, novos rebaixamentos no rating do controlador ou mudanças na percepção do mercado sobre suas subsidiárias na América Latina podem induzir a novas revisões desses ratings, sendo esta a razão para as perspectivas negativas de muitos dos ratings, ressalta o documento.

No Brasil – A Fitch explica que o Santander Brasil continua sendo um ativo estratégico e contribuiu com cerca de 28% da receita líquida consolidada do controlador em 2011. O rating atribuído ao banco reflete a saudável posição de capital e a captação independente, sustentadas por sua crescente franquia, conservadora estratégia de concessão de crédito e controles de risco, afirma a agência.

Os analistas indicam, porém, que se a nota do controlador vier a ser novamente rebaixada, o efeito sobre a nota da unidade brasileira será analisada: “à luz da extensão do rebaixamento do controlador e da própria força financeira da subsidiária brasileira, semelhante à abordagem seguida em outras afiliadas latino-americanas”, dizem.

Leia mais:

Fitch reduz bancos espanhóis após cortar rating soberano do país

Nota do Santander Brasil segue em revisão para possível rebaixamento

Moody’s rebaixa rating de 16 bancos espanhois