Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fitch rebaixa ratings da Itália, Espanha, Bélgica, Eslovênia e Chipre

A perspectiva de todos os países foi mantida como negativa, o que indica chance de pouco mais de 50% de um novo rebaixamento em até dois anos

A Fitch Ratings rebaixou nesta sexta-feira as notas de classificação de risco de crédito da Itália, Espanha, Bélgica, Eslovênia, Chipre e reafirmou a nota da Irlanda.

A perspectiva de todos países foi mantida como negativa, o que indica uma chance um pouco acima de 50% para um novo rebaixamento em até dois anos, disse a agência em nota.

A nota da Itália passou de A+ para A-, da Espanha de AA- para A, da Bélgica de AA+ para AA, da Eslovênia de AA- para A e de Chipre de BBB para BBB-. Enquanto a nota da Irlanda foi reafirmada em BBB+.

Segundo a Fitch, as ações balanceiam a deterioração acentuada da perspectiva econômica com as políticas nacionais para enfrentar os desequilíbrios fiscais e macroeconômicos e o sucesso inicial do programa de refinanciamento do Banco Central Europeu (BCE).

“No entanto, a intensificação da crise na zona do euro no último semestre do ano passado minaram a eficiência da política monetária do BCE e reforçaram os riscos de financiamento enfrentados pelos governos na ausência de um ‘firewall’ contra o contágio e crises de liquidez”, ressalta o texto.

O anúncio da Fitch veio duas semanas após a concorrente Standard & Poor’s ter rebaixado as notas de nove países europeus.