Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fitch rebaixa rating da Itália e da Espanha

Por Gustavo Nicoletta

São Paulo – A agência de classificação de risco Fitch Ratings divulgou em um comunicado que rebaixou os ratings da Itália, da Espanha, da Bélgica, do Chipre e da Eslovênia, atribuindo perspectiva negativa a todas essas nações para refletir o risco de a crise europeia se intensificar. A agência manteve a nota de crédito da Irlanda em BBB+.

“As ações adotadas hoje refletem a deterioração da perspectiva econômica, assim como as iniciativas em escala nacional para abordar os desequilíbrios fiscal e financeiro e o sucesso inicial da operação de refinanciamento de três anos do Banco Central Europeu na redução das pressões sobre os financiamentos soberano e bancário no curto prazo”, disse a Fitch. “Apesar disso, a intensificação da crise da zona do euro na segunda metade do ano passado minou a eficácia das políticas monetárias do BCE e ressaltou os riscos de financiamento enfrentados pelos governos do bloco na ausência de uma proteção contra crises de liquidez autorrealizáveis.”

O rating de longo prazo da Bélgica foi reduzido em um grau, para AA. O Chipre também foi rebaixado em um grau, para BBB-. A Itália, a Espanha e a Eslovênia tiveram suas notas de longo prazo rebaixadas em dois graus, para A-, A e A, respectivamente. As informações são da Dow Jones.