Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Fitch rebaixa dívida da Espanha para ‘BBB’

Por Da Redação 7 jun 2012, 15h58

NOVA YORK, 7 Jun (Reuters) – A agência de classificação de risco FitchRatings cortou sua avaliação para a dívida do governo espanhol para ‘BBB’ e sinalizou que poderia rebaixá-la ainda mais ao colocar o país em perspectiva negativa.

O novo rating é o mais baixo para a Espanha entre as três principais agências de classificação de risco.

A Fitch disse em um comunicado que a Espanha estava especialmente vulnerável para uma piora da crise da zona do euro devido a um alto endividamento externo.

“A perspectiva negativa primeiramente reflete os riscos associados com mais arrefecimento da crise na zona do euro, notavelmente contágio da corrente crise grega”, disse a agência em release que acompanhou o rebaixamento da nota.

A Fitch disse que o rebaixamento refletiu a necessidade de recapitalização maior do que a esperada para os bancos espanhóis, que se estima em cerca de 60 bilhões de euros (75 bilhões de dólares), ou mais de 100 bilhões de euros em um cenário de estresse mais severo.

A classificação do país também assumiu que o país poderá receber ajuda europeia para recapitalizar seu sistema bancário. A Fitch disse que os custos com a recapitalização podem puxar a relação PIB-dívida bruta do país em até 6 pontos percentuais a mais do que o esperado, o que a elevaria ao pico de 95 por cento em 2015.

De acordo com a Fitch, a Espanha permanece especialmente vulnerável ao contágio da atual crise na Grécia, que está reduzindo sua flexibilidade financeira.

Continua após a publicidade
Publicidade