Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fitch reafirma ratings da Petrobras em BBB

Por Álvaro Campos

São Paulo – A agência de classificação de risco Fitch reafirmou hoje os ratings de longo prazo em moeda local e estrangeira da Petrobras em BBB, e o rating em escala nacional em AAA (bra). Os ratings da Petrobras International Finance Company foram mantidos em BBB. E o rating das notas com garantia emitidas pela Petrobras Argentina ficou inalterado em BBB. A perspectiva para todos é estável.

Segundo a agência, os ratings da Petrobras são baseados na sua posição de liderança no mercado de energia brasileiro, sua reconhecida expertise na exploração e produção de petróleo em campos offshore e sua importância estratégica para o Brasil. Do outro lado, os ratings são pressionados pelo agressivo programa de investimento da petroleira, sua exposição a interferências políticas locais, a vulnerabilidade à flutuação nos preços internacionais das commodities, riscos cambiais e concentração de receita no mercado doméstico.

“A ligação do rating da companhia com o rating soberano do Brasil deve se fortalecer, caso as métricas de crédito financeiro da Petrobras se deteriorem devido a quedas nos preços globais de petróleo e gás, juntamente com um aumento na dívida para financiar investimentos. A perspectiva do rating da Petrobras provavelmente será revisada para ‘negativa’ se a perspectiva para o rating soberano for revisada para ‘negativa’. Uma revisão da perspectiva para ‘positiva’ é improvável, devido ao foco nos investimentos no médio prazo”, diz o relatório da Fitch.