Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fitch avalia que default da Grécia virá em breve

Calote não surpreenderá mercado, desde que venha de forma ordenada, disse a agência

A Grécia provavelmente vai declarar default (calote) sobre sua dívida nos próximos meses, afirmou Edward Parker, diretor-gerente da agência de classificação de risco Fitch. “O ônus da dívida da Grécia é muito alto, portanto o país provavelmente vai declarar default”, disse Parker em entrevista após uma conferência da Fitch em Estocolmo, Suécia. “Nós afirmamos desde junho do ano passado que o envolvimento do setor privado é um default”, acrescentou Parker.

O executivo destacou que a relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia é de cerca de 160% e está subindo, que a economia do país está fraca e o déficit orçamentário está alto, e que a Grécia é dependente de financiamento da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). “Portanto o ônus da dívida não parece sustentável”, comentou.

Parker observou que um default da Grécia não deverá ser uma surpresa para ninguém, portanto, desde que isso aconteça de maneira ordenada e não de forma caótica, o impacto mais amplo deverá ser limitado.

(Com Agência Estado)