Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fipe mantém projeção de 0,25% para o IPC de junho

Por Denise Abarca

São Paulo – O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Rafael Costa Lima, manteve sua projeção de 0,25% para a inflação na capital paulista no fechamento de junho. Lima explicou que não houve mudança na previsão porque a inflação em São Paulo na primeira quadrissemana do mês, de 0,28%, ficou bastante próxima da expectativa dele para o período, que era de 0,30%.

Contudo, o coordenador do IPC fez alguns ajustes para sua estimativa para o comportamento dos grupos que compõem o índice para o encerramento de junho. Vestuário, por exemplo, cuja deflação de 0,41% na primeira quadrissemana do mês surpreendeu, deve fechar junho com alta de 0,14%, e não de 0,57% como previa a Fipe anteriormente.

Também o grupo Transportes, que teve queda de 0,19% na primeira medição do mês, deve ter um recuo maior (-0,55%) do que o esperado pelo instituto na semana passada (-0,40%). Por outro lado, o aumento de 0,95% nos preços da Alimentação deve levar o grupo a uma inflação de 0,81% no final de junho e não de 0,65% como previsto antes pela Fipe.