Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Finlândia ainda está sem garantias por ajuda à Grécia

Por Clarissa Mangueira

Wroclaw – As demandas da Finlândia de receber garantias por mais ajuda à Grécia foram discutidas na reunião dos ministros das Finanças europeus, que está sendo realizada hoje na Polônia, mas nenhum acordo foi fechado ainda, afirmou a ministra das Finanças da Finlândia, Jutta Urpilainen.

“É por isso que temos que continuar com as negociações”, disse ela. Perguntada quanto tempo pode demorar até que um acordo possa ser atingido, Urpilainen disse que não tinha “a menor ideia”.

Ela acrescentou que os ministros da zona do euro concordaram que uma solução deveria ser encontrada para a questão do colateral que todos os membros da zona do euro possam aceitar. Mas a ministra reconhecer que há visões diferentes sobre que tipo de garantias deveria haver.

Urpilainen disse que há uma “compreensão muito grande” entre seus colegas da zona do euro de que a Finlândia precisa de garantias, a fim de participar do novo pacote de resgate � 109 bilhões para a Grécia.

Os países da zona do euro precisam de mais informações sobre as novas medidas que a Grécia planeja adotar para trazer a sua situação orçamentária em ordem antes da próxima reunião do grupo, marcada para o início de outubro, ressaltou a ministra. As informações são da Dow Jones.