Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fiesp faz nova proposta de reajuste para o setor aeronáutico

SÃO PAULO (Reuters) – A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) fez nesta terça-feira uma nova proposta de reajuste salarial para os trabalhadores do setor aeronáutico, segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

A proposta da Fiesp, diz o sindicato, prevê reposição integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais 2,42 por cento de aumento real.

“A proposta será levada para votação em assembleia dos trabalhadores da Embraer, na próxima quinta-feira, dia 3. Se for aprovada, os trabalhadores terão um reajuste salarial de, aproximadamente, 9,5 por cento”, disse o sindicato, lembrando que o valor ainda dependeria da inflação do período de novembro de 2010 a outubro de 2011.

A nova proposta da Fiesp também altera a data-base de novembro para setembro a partir de 2012. “Esta é uma antiga reivindicação dos trabalhadores, que passariam a ter a mesma data-base de toda a categoria”, informa nota do sindicato.

No final de setembro, os metalúrgicos do primeiro turno da fábrica da Embraer em São José dos Campos entraram em greve por 24 horas, reivindicando maior reajuste salarial e menor jornada de trabalho, entre outros itens.

(Por Carolina Marcondes)