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Fiat tem lucro líquido de R$ 1,6 bilhão no Brasil em 2010

O valor implicou uma redução de 2% em relação ao ganho registrado em 2009; segundo a montadora, a leve piora deve-se ao aumento da competição

Por Da Redação
4 mar 2011, 18h52

A Fiat Automóveis S.A. encerrou 2010 com lucro líquido de 1,617 bilhão de reais, o que representa uma redução de 2% em relação ao ano anterior, segundo informações do balanço financeiro da empresa, publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. Antes do imposto de renda e da contribuição social, o resultado foi de 2,251 bilhões de reais, montante 3,4% menor que do exercício anterior. Segundo a montadora, a leve piora do resultado é consequência do aumento da competição no mercado doméstico, incluindo o crescimento de 19,4% na importação de automóveis comparada com 2009.

A receita operacional líquida da montadora somou 20,668 bilhões de reais no ano passado, com crescimento de 4,9% ante 2009. A receita liquida das exportações, por sua vez, somou 1,223 bilhão de dólares em 2010, ante 859 milhões de dólares no ano anterior. A empresa explica que o principal motivo para esse resultado foi a forte retomada do mercado de automóveis na América Latina, com aumento de mercado de aproximadamente 25,2% em relação a 2009.

Mercado – A companhia destaca no balanço que encerrou 2010 na liderança do mercado de automóveis e comerciais leves no país, com participação de 22,8%. Ao longo de 2010 foram emplacados no Brasil 760 495 unidades da marca italiana. A montadora comercializou 3,3 milhões de unidades nesses dois segmentos em 2010, com alta de 10,6% sobre 2009.

A Fiat informa ainda que, ao longo do último ano, investiu 1,192 bilhão de reais em novos produtos, pesquisa e desenvolvimento tecnológico e expansão da capacidade produtiva. Ao final de 2010, a companhia contava com 15 374 empregados, um aumento de 1 143 pessoas em relação a 2009.

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Perspectivas – No balanço financeiro, a empresa informa que as perspectivas para 2011 apontam para uma desaceleração no ritmo de crescimento do mercado automobilístico brasileiro, mantendo assim uma aderência com o comportamento da economia. “A expectativa para o ano em curso é de uma expansão das vendas internas de veículos, proporcional a variação do Produto Interno Bruto”, informa.

(com Agência Estado)

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