Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

FHC culpa governo por falta de confiança do empresariado

O ex-presidente fez críticas à atual gestão, dizendo que o estado 'sufoca' e coloca medo naqueles que empreendem

Em palestra realizada na quarta-feira em Belo Horizonte, Minas Gerais, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez críticas à gestão da presidente Dilma Rousseff, dizendo que o governo não conseguiu conquistar a confiança de grandes petroleiras para o leilão de Libra, do pré-sal, marcado para outubro deste ano. “Vamos ter de nos reorganizar para restabelecer a confiança”, disse FHC, de acordo com matéria publicada nesta quinta-feira pelo jornal Valor Econômico.

Leia também:

Em NY, Dilma dá aula de como espantar investidores

Para Mantega, investimentos podem alcançar 24% do PIB nos próximos anos

Campo de Libra atrai onze interessados e (também) frustra governo

A fala do ex-presidente acontece uma semana depois de a Agência Nacional de Petróleo (ANP) ter divulgado a lista dos interessados no leilão de Libra, da qual as gigantes petroleiras ficaram de fora, representando mais uma frustração do governo. As companhias Exxon, BP e BG não vão disputar a concorrência de Libra, marcada para 21 de outubro.

FHC criticou ainda a baixa taxa de investimento no Brasil, dizendo que isso leva a uma “taxa de crescimento medíocre”. As críticas aconteceram no mesmo dia em que a presidente Dilma Rousseff participou de evento em Nova York onde tentou motivar os empresários a investir no Brasil. Durante o evento organizado pelo Goldman Sachs, a presidente aproveitou o discurso para enfatizar que existe segurança jurídica no país. A fala foi defendida também pelos ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior) e Guido Mantega (Fazenda), que também participaram do evento.