Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

FGV: inflação medida pelo IPC-S desacelera para 0,26%

Por Da Redação 1 nov 2011, 08h10

Por Sabrina Valle

Rio – A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) desacelerou na última semana de outubro. É o que informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao anunciar o avanço de 0,26% para o indicador até a quadrissemana encerrada em 31 de outubro. O resultado ficou abaixo do IPC-S de setembro, referente à quadrissemana finalizada em 30 de setembro, quando subiu 0,50%. Além disso, a taxa ficou 0,05 ponto porcentual abaixo da registrada na última apuração, encerrada em 22 de outubro.

Por problemas técnicos, a divulgação do IPC-S foi feita hoje com quase uma hora de atraso. O resultado fechado de outubro ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pela Agência Estado, que apostavam uma elevação entre 0,19% e 0,30%, sendo levemente superior à mediana das expectativas, de 0,25%.

Com o resultado, o IPC-S acumula altas de 4,96% no ano e de 6,78% nos últimos 12 meses. Nesta apuração, seis das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação de preços.

Continua após a publicidade
Publicidade