Clique e assine com até 92% de desconto

Fed mantém juros e aumenta estímulo à economia

Banco estendeu Operação Twist, que vai comprar mais US$ 267 bilhões em títulos de longo prazo para dar liquidez à economia

Por Da Redação 20 jun 2012, 14h30

O Federal Reserve (banco central americano, Fed) decidiu manter as taxas de juros do país no baixo patamar entre zero e 0,25%, nível em que se encontram desde as primeiras medidas para combater a crise econômica. Em abril, o presidente do Fed, Ben Bernanke, já havia sinalizado que manterá sua política monetária em taxas de juros baixas até o fim de 2014, visando estimular o consumo e investimentos no país.

O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira a manutenção de sua política de taxas baixas para apoiar o consumo e o investimento até o final de 2014. Representantes do Fed deram sinais de maior otimismo em relação à evolução da economia americana em 2012. A decisão do banco já era esperada pelo mercado.

O banco central também estendeu o estímulo monetário à economia dos Estados Unidos, em uma nova rodada da chamada Operação Twist. O banco irá comprar 267 bilhões de dólares em ativos de prazo mais longo até o final de 2012. A primeira Operação Twist terminará no fim deste mês.

Com a compra de títulos, o banco jogará mais dinheiro no mercado e estimulará a circulação, consumo e liquidez do mesmo. A instituição teme que a economia americana pare de crescer e, por isso, renova os esforços para diminuir os custos dos empréstimos por meio da venda de títulos de curto prazo para comprar bônus de prazos mais longos.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade