Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fed garante taxa de juros baixa até 2014

Washington, 25 jan (EFE).- O Federal Reserve (Fed, banco central americano) prorrogou até o fim de 2014 seu compromisso de manter a taxa básica de juros em níveis excepcionalmente baixos.

O Comitê de Mercado Aberto do Fed, em uma votação de 9 a 1, anunciou que manterá seu programa de venda de bônus do Tesouro com vencimento a curto prazo e a compra de bônus de mais longo prazo, operação destinada a reduzir as taxas de juros a longo.

A entidade manteve a taxa básica de juros nos Estados Unidos abaixo de 0,25% desde dezembro de 2008, e em setembro passado havia indicado que a deixaria nesses níveis até meados de 2013.

Em comunicado publicado ao término da primeira reunião de 2012, realizada entre esta terça e quarta-feira, o Comitê de Mercado Aberto – que dirige a política monetária dos EUA – explica que a economia americana ‘continua se expandindo a ritmo moderado’ e descreveu a inflação como ‘atenuada’.

O único membro do Comitê que votou contra a decisão desta quarta-feira foi Jeffrey Lacker, o presidente do Banco do Federal Reserve de Richmond, que preferia não estabelecer uma data ao período em que ‘as condições econômicas provavelmente justifiquem os níveis excepcionalmente baixos’ das taxas de juros.

Desde sua reunião anterior em dezembro passado, o Comitê percebe que ‘a economia dos EUA esteve se expandindo de forma moderada, apesar de certa desaceleração no crescimento global’.

‘Embora os indicadores apontem mais melhorias nas condições gerais do mercado de trabalho, o índice de desemprego continua sendo alto’, acrescenta o comunicado. EFE