Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Fed divulgará projeções do ritmo da taxa básica-Ata

Por Da Redação - 3 jan 2012, 16h49

WASHINGTON, 3 Jan (Reuters) – O Federal Reserve afirmou nesta terça-feira que começará a publicar projeções do ritmo da taxa básica neste mês e também deve informar quando seus membros esperam que a primeira elevação da taxa ocorra.

O Fed dará início à publicação quando divulgar suas previsões econômicas trimestrais após a reunião de 24 e 25 de janeiro, afirmou a ata da reunião de 13 de dezembro.

A ata afirmou que alguns membros do Fed acreditam que as condições econômicas poderiam garantir uma nova política de afrouxamento monetário, e que um aprimoramento na forma como ele se comunica pode tornar mais eficazes quaisquer mudanças em sua política.

Outros membros, contudo, acreditam que novos estímulos seriam uma má ideia.

Publicidade

A decisão de fornecer projeções de juros tem como meta ajudar o público e os mercados financeiros a compreender melhor as decisões de formuladores de políticas. Ela faz parte de uma série de mudanças na forma como o Fed se comunica com o público.

Em sua reunião de dezembro, o Fed alertou que a turbulências provocada pela crise da dívida da Europa representa um grande risco à economia norte-americana e deixou aberta a possibilidade de tomar novas medidas para impulsionar o crescimento, mesmo tendo notado mais força no mercado de trabalho dos EUA.

(Reportagem de Mark Felsenthal)

Publicidade