Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fed deve ajustar com moderação sua política monetária, diz Yellen

Presidente do banco central americano transmitiu tom otimista em sua primeira declaração pública desde que, em fevereiro, o Fed assumiu uma posição cautelosa

A presidente do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, Janet Yellen, disse nesta terça-feira que confia na economia dos Estados Unidos e que a entidade aumentará em ritmo “moderado” as taxas de juros. Ela também afirmou que, apesar do aumento de alguns preços, ainda “é muito cedo para dizer” que a inflação americana está em alta. Na reunião finalizada em 16 de março, o Fed manteve suas taxas entre 0,25% e 0,50%.

Em sua primeira declaração pública desde que em fevereiro o Fed assumiu uma posição cautelosa, Yellen transmitiu um otimismo moderado sobre a economia dos Estados Unidos. Yellen afirmou que, em termos gerais, a Fed mantém suas previsões de crescimento do PIB americano a médio prazo.

Ela argumentou que o Fed tem que estar atento à desaceleração do crescimento econômico mundial e a agitação dos mercados. Comentou especificamente como a incerteza provocada pelas dificuldades econômicas e mudanças de políticas influencia a economia mundial.

“Devemos considerar as potenciais sequelas dos recentes acontecimentos econômicos e financeiros mundiais”, disse. Ainda assim, ela estimou que o impacto das turbulências internacionais sobre os Estados Unidos “muito provavelmente será limitado”.

Leia também:

População mundial nunca envelheceu tão rapidamente, diz estudo

(Com AFP)