Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fazenda mantém em 4,7% previsão de IPCA para 2012

Por Célia Froufe e Renata Veríssimo

Brasília – O Ministério da Fazenda manteve a projeção de que a inflação deste ano ficará em 4,7%. A estimativa faz parte do boletim Economia Brasileira em Perspectiva e foi feita com base no relatório de inflação do Banco Central de dezembro de 2011. Se confirmada a projeção, o IPCA encerrará 0,2 ponto porcentual acima do centro da meta. No ano passado, a inflação encerrou no limite do teto da meta, em 6,5%. “Depois de um período de alta, as pressões de preços observadas no primeiro semestre de 2011 começaram a se dissipar, com recuo da taxa acumulada em 12 meses a partir de outubro”, avaliaram os técnicos do ministério no documento.

Sobre o resultado do ano passado, a Fazenda destacou que, por sete anos consecutivos, a inflação brasileira encerrou o ano dentro das metas fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). “As pressões inflacionárias em 2011 tiveram causas predominantemente externas, sobretudo em decorrência de choques de preço de commodities no fim de 2010 e início de 2011”, argumentaram os técnicos.

Na avaliação da equipe econômica, diversos indicadores mostram que os preços estão mais comportados desde meados do ano passado. “A expectativa é de que a inflação brasileira ao consumidor prossiga em trajetória de declínio, caminhando em direção ao centro da meta para 2012”, preveem.