Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fazenda investigará denúncias na Casa da Moeda

O Ministério da Fazenda anunciou nesta quinta-feira que irá investigar as denúncias relacionadas à Casa da Moeda. Na última segunda-feira, o ex-presidente da instituição, Luiz Felipe Denucci Martins, foi exonerado a mando da presidente Dilma Rousseff. A demissão de Denucci foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira.

Denucci é investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público por suspeita de lavagem de dinheiro. O ex-presidente foi indiciado numa ação de evasão de divisas. A Polícia Federal investigava o recebimento de 1,8 milhão de reais vindos do exterior em junho de 2000 e que foram parar em sua conta-corrente.

Uma reportagem do jornal Folha de São Paulo acusa Denucci de receber propina de fornecedores da Casa da Moeda, por meio de duas offshores nos Estados Unidos.

O PPS e o PTB querem convocar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para prestar esclarecimentos na Câmara sobre as denúncias de corrupção na Casa da Moeda. O partido pretende apresentar o requerimento na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Com o início do ano legislativo, as presidências das comissões são trocadas e a instalação só deve ocorrer nas próximas semanas.

O vice-líder do partido, Arnaldo Jordy (PA), argumenta que Mantega deve prestar informações à Câmara porque a Casa da Moeda é uma área “delicadíssima” e que “não pode ficar sob suspeita”.

(Com Agência Estado)