Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Falha desliga subestação de Furnas e afeta Brasília

RIO DE JANEIRO, 6 Mar (Reuters) – Um rompimento de cabos interrompeu o fornecimento de energia em Brasília no início da tarde desta terça-feira, informou Furnas, subsidiária da Eletrobras, em comunicado.

Às 13h12 ocorreu um rompimento de cabos de conexão de dois circuitos de uma linha de transmissão que liga a subestação Brasília Geral, de Furnas, à subestação Brasília Sul, propriedade da Ceb, distribuidora que atende ao Distrito Federal, informaram Furnas e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A falha, segundo Furnas, causou a interrupção no fornecimento de 169 megawatts e afetou o suprimento à Ceb.

“As equipes técnicas estão no local para avaliar as causas do ocorrido e proceder os reparos necessários”, disse a estatal responsável pela transmissão de parte relevante da energia no país.

O ONS informou, via assessoria de imprensa, que o restabelecimento da energia foi iniciado imediatamente após o incidente e que ainda encontra-se em andamento.

As causas do apagão ainda serão apuradas em reunião entre ONS, Furnas e Ceb.

Segundo a assessoria de imprensa do Banco Central, por conta da falta de energia, o Sisbacen -sistema de comunicação do BC junto ao mercado- estava fora do ar, impedindo até mesmo de a autoridade monetária atuar no mercado de câmbio, como fez nos últimos dias.

(Por Fábio Couto; Reportagem adicional de José de Castro, em São Paulo)