Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Facebook perde mais da metade de seu valor em 3 meses

Desde o IPO, o valor da empresa caiu de US$ 104 bilhões para US$ 42,5 bilhões

“O grande problema dos investidores é entender como o Facebook vai conseguir passar sua base de usuários do computador para os smartphones”, diz especialista

Com a queda que sofreram nesta quinta-feira, as ações do Facebook recuaram na Bolsa de Nova York a 19,87 dólares, quase a metade de seu valor de lançamento, há três meses. Desde sua estreia na Bolsa, no dia 18 de maio, o valor da empresa caiu de 104 bilhões de dólares para 42,5 bilhões de dólares, menos da metade.

Os papéis do Facebook operaram em forte baixa desde a abertura de Wall Street, após a liberação de 271 milhões de novas ações para comercialização, depois de um período de bloqueio (‘lock-up’) ligado à estreia na Bolsa.

Leia também

Ações do Facebook caem com fim de acordos de bloqueio

Facebook faz maior IPO de tecnologia da história

Os títulos perderam 6,27% nesta quinta-feira, com um volume de intercâmbio três vezes superior à média, superando 150 milhões de operações.

A ação do Facebook chegou a atingir seu patamar mínimo, de 19,69 dólares, durante o pregão desta quinta, contra os 38 dólares de valor de lançamento.

A maior rede social do mundo, com 955 milhões de membros, entrou na Bolsa com uma oferta de 421 milhões de ações, a 38 dólares o papel, o que lhe permitiu arrecadar 16 bilhões de dólares.

“Há muitas ações em circulação para que o mercado possa absorvê-las”, disse Michael Pachter, da Wedbush Securities, que prevê uma queda ainda maior.

“Se os títulos se comportarem como hoje, imaginem só o que ocorrerá em novembro”, advertiu o especialista, em referência às 1,2 bilhão de ações que serão lançadas naquele mês.

Smartphones – Para o especialista Lou Kerner, “o grande problema dos investidores é entender como o Facebook vai conseguir passar sua base de usuários do computador para os smartphones”.

Segundo Kerner, o grupo vai precisar de dois anos para ter suas ações cotadas a 38 dólares novamente.

Leia também:

Facebook enfrenta desafio à sua altura, a mobilidade

Por que o Facebook quer ter um smartphone

Trip Chowdhry, da Global Equities Research, acredita que os papéis do Facebook vão operar na faixa de 10 a 13 dólares devido aos problemas da empresa para faturar com seus usuários.

No segundo trimestre, a empresa registrou uma perda de 157 milhões de dólares, contra lucro de 159 milhões de dólares no mesmo período de 2011.

(Com agência France-Presse)