Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Exxon vai comprar canadense Celtic por US$ 3,1 bilhões

Acordo prevê que os acionistas da Celtic também vão receber 0,5 de uma ação da nova empresa para cada ação ordinária que possuírem.

A Exxon Mobil informou nesta quarta-feira que vai adquirir a companhia de petróleo e gás canadense Celtic Exploration, em um negócio avaliado em cerca de 3,1 bilhões de dólares canadenses (praticamente mesma cotação do dólar americano), para expandir sua presença no Canadá. A Exxon disse que pagará 24,50 dólares por ação, um ágio de 35% em relação ao preço de fechamento da Celtic na Bolsa de Valores de Toronto na terça-feira.

Os acionistas da Celtic também vão receber 0,5 de uma ação da nova empresa para cada ação ordinária que possuírem.

No segundo trimestre, o lucro líquido da Exxon Mobil disparou 48,6%, para 15,9 bilhões de dólares, impulsionado por 7,5 bilhões de dólares na cessão de ativos. O volume de negócios cresceu 1,5% a 127,4 bilhões de dólares, superior às previsões dos analistas (115,1 bilhões de dólares).

Atualmente, a ExxonMobil é representada no Brasil por meio de suas afiliadas, a Esso Exploração Santos Brasileira, no Rio; ExxonMobil Química, em São Paulo; e o ExxonMobil Business Service Center do Brasil, em Curitiba. Ao todo, são mais de 1.700 funcionários e contratados no país, dos quais aproximadamente 99% brasileiros.

(com agência Reuters)