Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Exterior abre espaço para Bovespa realizar lucros

Por Olívia Bulla

São Paulo – Considerada favas contadas, a Bovespa deve, enfim, realizar lucros hoje após registrar seis pregões consecutivos de alta e acumular ganhos de cerca de 5,5% no período. A pausa por causa do aniversário na cidade de São Paulo, amanhã, enquanto os negócios continuarão funcionando nos EUA e na Europa contribuem para esse movimento, ao mesmo tempo que o sinal negativo que prevalece no exterior nesta manhã inibe maiores pretensões dos investidores em relação ao risco. Às 10h40, o Ibovespa futuro caía 0,68%, aos 62.360 pontos.

“Deve ser uma realização normal, natural”, comenta o analista gráfico da Ágora Invest, Daniel Marques. Ele lembra que, desde o fim da semana passada, a Bolsa já vinha dando sinais de que a sequência de ganhos estaria chegando ao fim. “Mas não é nada que altera a tendência de alta”, ressalta, acrescentando que, para uma inversão, “um desastre teria de acontecer” nos mercados financeiros.

Por enquanto, os investidores estão ressabiados com a demora da Grécia em chegar a um acordo com seus credores privados. Embora os agentes financeiros não acreditem em um default desordenado da dívida do país, eles trocaram a esperança por um desfecho positivo pela cautela até que algo seja efetivamente anunciado. Além disso, Portugal volta a assombrar os negócios, diante de relatos de que país possa ter dificuldades para honrar suas dívidas que vencem ao final do terceiro trimestre do ano que vem e necessite de um segundo pacote de ajuda financeira.