Exportações crescem 0,2% no 1º trimestre, segundo o IBGE
A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial

As exportações brasileiras cresceram 0,2% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2011, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. Na comparação com o primeiro trimestre de 2011, as vendas no exterior subiram 6,6%.
Leia também:
Economia brasileira avança 0,2% no trimestre
Segundo o IBGE, as importações contabilizadas no PIB aumentaram 1,1% nos três primeiros meses do ano, contra os últimos três meses de 2011. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, as importações subiram 6,3%.
A contabilidade das exportações e importações no Produto Interno Bruto (PIB) é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial entram somente bens e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.
(Com Agência Estado)