Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EXCLUSIVO-Petróleo: EUA e Reino Unido usarão reserva estratégica

Por Richard Mably

LONDRES, 15 Mar (Reuters) – O Reino Unido decidiu cooperar com os Estados Unidos no uso de reservas estratégicas de petróleo, o que se espera que ocorra em meses, disseram duas fontes britânicas, numa tentativa de evitar que os preços do petróleo reprimam o crescimento econômico num ano de eleições norte-americanas.

Espera-se que um pedido formal dos Estados Unidos pela cooperação do Reino Unido ocorra “em breve”, após uma reunião na quarta-feira em Washington entre o presidente Barack Obama e o primeiro-ministro David Cameron, que discutiram a questão, disse uma fonte.

O Reino Unido responderá afirmativamente, disseram as duas fontes.

Detalhes sobre o momento, o volume e a duração da redução de reservas ainda estão por serem decididos, mas um acordo detalhado é esperado até o verão, disse uma das fontes.

Os Estados Unidos também devem requisitar a contribuição de outros países, disse outra fonte, incluindo o Japão.

O porta-voz da Casa Branca Jay Carney disse que Obama e Cameron discutiram os avanços no preço do petróleo, mas ele se recusou a comentar se os líderes discutiram o uso de reservas estratégicas. Ele disse que não se chegou a um acordo sobre a liberação do uso ou um possível cronograma para a manobra.

“Como tem sido o caso em todas as vezes que me perguntam sobre (a Reserva Estratégica de Petróleo), não discutirei detalhes específicos”, disse Carney.

“Posso dizer que questões energéticas e a situação mundial com o aumento nos preços do petróleo estavam entre os muitos assuntos em pauta na discussão entre o primeiro-ministro britânico e o presidente”.

REUTERS BBF FC