Clique e assine a partir de 9,90/mês

Euro recua e atinge menor cotação desde janeiro

Nesta quarta-feira a moeda era cotada abaixo de 1,30 dólar, resultado da desconfiança dos mercados com o acordo europeu para por fim à crise

Por Da Redação - 14 dez 2011, 10h13

O euro atingiu nesta quarta-feira o menor valor desde 12 de janeiro deste ano, em relação ao dólar. Às 10 horas (horário de Brasília) a moeda única era negociada abaixo de 1,30 dólar. “O euro está sob pressão porque os mercados estão decepcionados com o resultado da reunião europeia, considerada insuficiente para combater a crise fiscal e bancária”, disse o economista Neil MacKinnon, do VTB Capital.

Ao longo da manhã, euro era negociado a 1,2988 dólar, antes de ser fixado em torno de 1,2995 dólar, contra 1,3033 dólar na terça-feira. O valor é o menor desde janeiro, em meio aos temores sobre a ampliação da crise na zona do euro.

O euro iniciou sua trajetória de queda na terça-feira à tarde, após deputados alemães terem afirmado que a chanceler Angela Merkel havia reafirmado sua contrariedade em aumentar a capacidade de empréstimo do futuro Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), que entrará em vigor em julho de 2012, para além dos 500 bilhões de euros estabelecidos.

A posição de Merkel alimentou o temor dos mercados, já desestabilizados pela perspectiva de que as agências de classificação financeira, pouco convencidas pelo acordo europeu para por fim à crise, elaborado na semana passada, baixem as notas dos países da zona do euro, especialmente as notas “AAA” da França e da Alemanha.

Continua após a publicidade

(Com agência France-Presse)

Publicidade