Euro atinge US$ 1,26, menor nível desde setembro de 2010
Já a libra caiu para US$ 1,53, no menor nível ante o dólar desde 6 de outubro

Os investidores que estão fugindo da crise da dívida na zona do euro e da fragilidade da economia do Reino Unido procuraram refúgio nesta quarta-feira no dólar, que atingiu o maior nível em 16 meses ante o euro e a máxima em três meses em relação à libra esterlina.
A crise na Europa continua no foco dos investidores. Um encontro nesta quarta entre a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, não foi suficiente para acalmar os receios com a economia do continente, que têm feito os yields dos bônus italianos subirem a níveis considerados insustentáveis.
Além disso, o aumento maior do que o esperado no déficit comercial do Reino Unido em novembro, divulgado pelo Escritório Nacional de Estatísticas, pressionou a libra, anteriormente vista pelos analistas como um alternativa ao dólar como moeda segura.
O euro recuou nesta quarta para 1,2661 dólar, o menor nível desde setembro de 2010. A moeda comum europeia também atingiu a mínima histórica de 1,2319 dólar australiano.
Já a libra caiu para 1,5310 dólar, em seu menor nível ante a moeda americana desde 6 de outubro.
Contra o iene, a divisa britânica também tocou a mínima de três meses, a 117,78 ienes. Já o euro caiu para a mínima de 97,43 ienes nesta quarta, perto do menor nível em 11 anos ante a moeda japonesa.
Por volta das 15h20, o euro estava cotado a 1,2689 dólar. Já a libra caía para 1,5328 dólar. O dólar, por sua vez, operava a 76,90 ienes.
A intensa atividade nos mercados de câmbio antecede os aguardados leilões de bônus de Espanha e Itália nesta quinta-feira, além das decisões de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês).
(com Agência Estado)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.