Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

EUA registram maior superávit do orçamento em cinco anos

Maior arrecadação de impostos e redução compulsória dos gastos públicos contribuíram para o resultado

Por Da Redação 10 Maio 2013, 18h21

Os Estados Unidos registraram em abril seu maior superávit orçamentário em cinco anos, por causa do efeito de um aumento da receita, conforme o Departamento do Tesouro divulgou nesta sexta-feira. O superávit do governo federal subiu a 112,889 milhões de dólares, quase o dobro em relação ao registrado no mesmo período do ano passado.

A melhora das finanças públicas é tradicional em abril, mês de arrecadação de impostos, mas foi ampliada pela alta dos encargos, conforme decidido em janeiro pelo governo e pelos cortes orçamentários que obrigaram o Executivo a controlar seus gastos.

Leia mais: PIB dos EUA cresce 2,5% no 1º tri, abaixo do esperado

EUA: taxa de desemprego cai ao menor nível desde 2008

Aperto fiscal dos EUA não vai ofuscar crescimento e criação de empregos, diz secretário de Tesouro

Neste contexto, as receitas aumentaram 28% em abril de 2013 em comparação com o mesmo período de 2012, se situando em 406,7 bilhões de dólares. Os gastos, por sua parte, aumentaram 13%, a 293,8 bilhões de dólares.

Nos sete primeiros meses do exercício fiscal, que começou em outubro, o orçamento dos Estados Unidos acumulou um déficit de 487,6 bilhões de dólares, 32% menor do que no mesmo período do ano passado, segundo números oficiais. A Casa Branca prevê que o déficit orçamentário alcance 973 bilhões de dólares no ano fiscal de 2013, findo em setembro, o equivalente a 6% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 7% em 2012.

(com Agence France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade