Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA quer fortalecer laços econômicos com Espanha, diz Hillary Clinton

Secretária de Estado acredita que restauração da confiança nos bancos espanhóis ocorrerá após a capitalização

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, ressaltou neste sábado o fortalecimento das relações entre Espanha e Estados Unidos, que qualificou de “vital” para ambas economias. “As relações entre Estados Unidos e Espanha são vitais para nossas economias, segurança e prosperidade das duas” afirmou Hillary no encerramento do XVII Fórum Espanha – Estados Unidos. Da mesma forma, o príncipe de Astúrias, Felipe de Borbón, ressaltou em seu discurso que a cooperação pode gerar atividade e contribuir para a superação da atual crise econômica.

A chefe da diplomacia americana participou da reunião depois de chegar do Rio de Janeiro, onde assistiu à Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. “A atual situação econômica europeia tem consequências nos Estados Unidos porque Europa é a nossa maior parceira comercial e investidora”, disse Hillary.

Sobre a situação econômica espanhola, a secretária ressaltou que espera a restauração da confiança nos bancos do país europeu por meio da capitalização e mostrou apoio às reformas estruturais já iniciadas. Sobre a relação bilateral entre os países, a secretária afirmou que, no próximo ano, completará o 500º aniversário da chegada dos espanhóis à Flórida. “Os espanhóis e os hispânicos contribuíram ao crescimento dos Estados Unidos”, afirmou.

Em 2010, a Espanha investiu 45 bilhões de dólares no setor energético e de infraestrutura dos Estados Unidos, com projetos nos estados do Maine e Nova York. Esses números fazem do país europeu o segundo maior investidor nos EUA. “A Espanha é um contribuinte valioso na criação de postos de trabalho nos EUA e queremos que mais empresas sigam com essas medidas”, disse Hillary, que destacou a presença de diversas oportunidades para empresa espanholas nos Estados Unidos.

Em contrapartida, o país americano também realizou investimentos milionários na Espanha em 2010. A secretária acrescentou que, na próxima semana, irá ao país europeu com uma delegação de empresários de Illinois para ver oportunidades de negócio. “Temos 500 anos de história, e nos espera um futuro igualmente brilhante. Os governos da Espanha e dos Estados Unidos estão comprometidos a melhorar sua cooperação econômica, e especialmente o comércio”, afirmou Hillary.

(Com EFE)