Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

EUA: Google patrocina o centro de imprensa em Des Moines

Por Li Xin - 3 jan 2012, 18h24

O motor de buscas na internet Google está patrocinando do centro de imprensa em Des Moines, durante os “caucus” do Estado de Iowa – que faz parte do processo de escolha do candidato republicano às presidenciais de 2012 – e procura seduzir os jornalistas através de uma nova gama de ferramentas.

Assim, por exemplo, oferecerá em seu site “informação em tempo real sobre as últimas tendências (da campanha), mapas, vídeos YouTube sobre a paisagem política”, informou por e-mail Samantha Smith, dirigente da empresa.

O Google também vai desenvolver, antes das eleições presidenciais de 6 de novembro, todas estas ferramentas numa plataforma “sobre o processo, através das quais os cidadãos poderão observar, aprender e participar”, acrescentou ela.

Em Des Moines, o motor de buscas na internet instalou para os jornalistas uma assessoria denominada “Google hangout”, onde foram colocados pufes com as cores da empresa (vermelho, amarelo, verde e azul), cadeiras brancas, telas gigantes e até aparelhos para fazer exercícios físicos, além de colocar à disposição café e lanches.

Publicidade

Em algumas telas gigantes, mostra o mapa de Iowa com a contagem regressiva para o “caucus”, a partir das 19H00 (23H00 em Brasília).

Esse tipo de eleição ou assembleia serão realizadas em cerca de 12 Estados, nas quais os simpatizantes de cada partido se reúnem para eleger seus delegados que vão participar da convenção nacional partidária e definir seu candidato.

Estão sendo aguardados 1.500 jornalistas para a cobertura, segundo os organizadores.

Além do Google, está ajudando a financiar o centro de imprensa de Des Moines a associação de pensões americana AARP.

Publicidade