Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

EUA e União Europeia retomam conversas sobre acordo comercial

As denúncias de espionagem e a paralisação do governo dos EUA prejudicaram o calendário de negociações

Por Da Redação 11 nov 2013, 09h40

A União Europeia e os EUA retomam as negociações do maior acordo de livre comércio nesta segunda-feira, apesar das recentes revelações de espionagem norte-americana contra seus aliados.

A segunda rodada de negociações do acordo comercial transatlântico deveria ter sido iniciada em outubro, mas as revelações de espionagem dos EUA e a paralisação parcial do governo federal atrapalharam o cronograma.

Uma autoridade da União Europeia próxima às negociações disse que “pode haver questões de confiança” envolvidas, mas destacou que a região não vai comprometer os padrões de proteção pessoal de dados, mesmo que tenha que discutir assuntos mais amplos de transferência de informações.

Leia também:

Kerry: denúncias de espionagem não podem afetar negociação comercial

Continua após a publicidade

Mercado de trabalho acelera de forma inesperada nos EUA

Prioridade dos EUA é fechar acordo com 10 países no Pacífico

A terceira rodada de negociações está programada para ser retomada entre 16 e 20 de dezembro, em Washington. O acordo final, que envolveria cerca de 50% do comércio global, deve ser alcançado até o fim de 2014.

Um dos principais objetivos das negociações é harmonizar os regimes regulatórios para reduzir as barreiras ao comércio. O chefe das negociações da UE, Ignacio Garcia Bercero, e o dos EUA, Dan Mullaney, devem realizar declarações à imprensa na sexta-feira.

(com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade