Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA e União Europeia discutirão acordo de livre-comércio

Objetivo da negociação é derrubar barreiras comerciais entre a maior economia do mundo e o bloco europeu

A União Europeia e os EUA vão iniciar as conversas formais sobre um acordo de livre-comércio. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Segundo ele, as negociações terão início em junho deste ano. “O acordo será um verdadeiro motor para nossas economias”, afirmou Barroso durante uma coletiva de imprensa

Na noite de terça-feira, em seu tradicional discurso do Estado da União, o presidente americano Barack Obama pediu para que tivessem início negociações para o estabelecimento do tratado. “Esta noite estou anunciando que iniciaremos discussões sobre uma Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento com a União Europeia. Porque comércio livre e justo através do Atlântico daria suporte a milhões de empregos americanos com bons salários”, afirmou.

O objetivo do acordo é derrubar barreiras comerciais entre a maior economia do mundo e o bloco europeu – uma demanda dos países da UE. As transações comerciais entre UE e EUA movimentam cerca de 455 bilhões de euros por ano. “Estamos empenhados em fazer este relacionamento um motor ainda mais forte para nossa prosperidade”, disse Barroso.

Leia também:

China ultrapassa EUA em volume de transações comerciais

UE parabeniza Obama e defende cooperação entre países

Não está claro quanto tempo as negociações vão tomar, mas acordos comerciais semelhantes envolveram anos de negociações, de acordo com a rede britânica BBC. O comissário Europeu do Comércio, Karel De Gucht, disse que o acordo iria incidir sobre a redução das tarifas remanescentes e outras barreiras ao comércio e padronizar os regulamentos técnicos, normas e certificações.

(Com Reuters e Agência France-Presse)