Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

“Eu errei ao promover a desoneração”, admite Dilma em Genebra

Uma parte das políticas de Dilma chegou a ser condenada na Organização Mundial do Comércio, como a redução de IPI para empresas locais

A presidente cassada Dilma Rousseff admitiu que cometeu um “grande erro” ao promover a desoneração fiscal. Em Genebra, na Suíça, para participar de debates e seminários, a brasileira foi questionada se era capaz de assumir seus erros e se estava arrependida de alguma decisão que tomou enquanto governou o Brasil.

“Eu acreditava que, se eu diminuísse impostos, eu teria um aumento de investimentos”, disse a ex-mandatária. “Eu diminuí e me arrependo disso. No lugar de investir, eles (os empresários) aumentaram a margem de lucro”, afirmou.

Segundo a petista, uma das acusações que lhe foram feitas é de ter mantido uma política fiscal “mais frágil”. “Errei em uma coisa: tentamos fazer com que os investimentos fossem aumentados. Fiz uma grande desoneração, brutalmente reduzimos os impostos”, disse. “Ali, eu cometi um grande erro. (…) Acreditava que, se fizéssemos isso, eles iriam investir mais e a coisa seria melhor. Eu errei.”

Uma parte das políticas de Dilma chegou a ser condenada na Organização Mundial do Comércio (OMC), como a redução de IPI para empresas locais.

Sua avaliação, porém, é de que houve uma “subestimação das razões da crise econômica” enfrentada pelo País.

“Todos sabem que, a partir da metade de 2014, houve uma queda significativa dos preços das commodities. Esse movimento afetou a arrecadação do Brasil e a nossa balança comercial”, disse a ex-presidente, lembrando as mudanças feitas na política monetária dos Estados Unidos no período e também o freio que sofreu a economia chinesa.

Sobre o aumento da inflação ao fim de seu governo, Dilma citou a ameaça de desabastecimento de água em São Paulo, mas negou que sua gestão tenha promovido uma “gastança”.

“Numa crise, todos precisam pagar. Mas quem paga? Um pato de seis metros de altura foi colocado nas manifestações, dizendo: eu não pago o pato. Mas quem colocou o pato? O presidente da Fiesp. O que quer dizer isso? Eu não pago impostos. Eu só quero cortes e mais cortes”, atacou Dilma.

Na visão da ex-presidente, o impeachment que sofreu ainda estaria ligado a propostas que ela tinha de elevar impostos. “Meu impeachment também foi por não pagar o pato, e o pato eram os impostos”, disse.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Gerador emprego

    Reduziu impostos para setores mais pagavam bola…Além do que são tudo comunistas velha escola ignorantes …. Pt quebrou país caso pensado já falei isso zilhao vzs…Pra se sustentar plano de.poder pt sabia que precisava implantar caos como turminha dá Venezuela fez….Eles.queriam ver tudo queimar pra assumir poder absoluto….Estatizar tudo tomar todas propriedades possíveis..Que é comunistas fazem roubam e distribuem migalhas…Quebra suas pernas depois dá.muleta e fala sem elas vc não.andaria….

    Lula e Dilma mal pra.ninca mais ser esquecido…

    Curtir

  2. C Í N I C A ! ! !

    Curtir

  3. Claudio Manoel De Souza Cruz

    Errou em ter nascido, sua maluca…

    Curtir

  4. Lúcio Antônio da Silva

    Ninguém entende os brasileiros, falam que os impostos matam, que o país tem a maior taxa de impostos do mundo e blá, blá, blá… A Dilma errou por reduzir impostos, aí vem uns comentários totalmente contra o pensamento original, realmente ela errou mesmo!! Quando burrice, o problema é que temos empresários com o olho maior do que a barriga, se os mesmos tivessem investidos em produção e aceleração do mercado interno, aí sim estaríamos fora da crise, mas pelo jeito preferiram aumentar os lucros e ferrar com o país.

    Curtir

  5. CÍNICA !!!
    Até a Lei Rouanet, que movimenta as migalhas com as quais os artistas se lambuzam, tem fiscalização posterior pra checar a contrapartida.
    A desoneração dela não exigia contrapartida ?!!!!! Achou que estava na lojinha dela.
    Esquerdista é isso.
    Mentiroso, ignorante, arrogante e violento.
    Escória da humanidade.
    O Brasil jamais os perdoará.

    Curtir

  6. Voce esta sendo muito modesta querida Dilma. Voce errou em tudo, nada que voce fez deu certo.. Deixe a modestia de lado e assuma a verdade. Voce foi o pior dos presidentes que ja tivemos. Agora faca pelo menos um favor a todos nos- volte para a cozinha e deixe-nos em paz, nao abra mais a sua boca.

    Curtir

  7. Jarbas Carneiro

    Ela errou kkkk, só isso? e o resto?

    Curtir

  8. mauricio araujo

    Essa incompetente deveria ficar com a boca calada… Só fala besteira e envergonha o povo brasileiro…

    Curtir

  9. Marcos Adriano Marcello

    Nem mesmo você, Max, acredita em seus argumentos pífios!

    Curtir