Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Estoques empresariais dos EUA crescem 0,4% em dezembro

Por Da Redação 14 fev 2012, 12h37

WASHINGTON, 14 Fev (Reuters) – Os estoques empresariais dos Estados Unidos cresceram 0,4 por cento em dezembro, depois de subirem 0,3 por cento no mês anterior, reforçando a visão de que o crescimento da economia no quarto trimestre recebeu um grande impulso da recomposição de estoques das companhias.

O Departamento de Comércio dos EUA informou nesta quinta-feira que os estoques subiram para 1,56 trilhão de dólares em dezembro.

Economistas consultados pela Reuters previam que os estoques cresceriam 0,5 por cento no período. As vendas subiram 0,3 por cento em novembro, segundo o governo.

Os estoques são um elemento fundamental para medir mudanças no Produto Interno Bruto (PIB).

Dados divulgados anteriormente mostraram que o crescimento dos estoques empresariais ajudou a economia a crescer 2,8 por cento no quarto trimestre de 2011.

O relatório desta terça-feira mostrou que os estoques manufatureiros aumentaram 0,1 por cento em dezembro, enquanto os varejistas tiveram alta de 0,2 por cento e os atacadistas avançaram 1 por cento.

As vendas das empresas em geral aumentaram 0,7 por cento, para 1,23 trilhão de dólares.

A razão entre estoques e vendas, que mede quanto tempo demora para limpar as prateleiras no ritmo atual de vendas, caiu para 1,26 mês, contra 1,27 em novembro.

(Reportagem de Jason Lange)

Continua após a publicidade

Publicidade