Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Espanhola Gamesa fecha venda de geradores eólicos para a China

O grupo espanhol Gamesa, um dos líderes mundiais na fabricação de geradores eólicos, anunciou nesta terça-feira ter assinado um novo contrato de fornecimento com a China, país em pleno auge neste setor energético, o que fez suas ações dispararem na Bolsa de Madri.

A Gamesa “assinou hoje (terça-feira) um acordo de fornecimento de 200 MW com a Huadian New Energy Development Company”, indicou a empresa em um comunicado.

Segundo o contrato, do qual não foram anunciados os detalhes financeiros, o grupo espanhol fornecerá e instalará cem turbinas eólicas entre 2011 e 2012 para seu sócio chinês, na província da Mongólia Interior, norte da China.

O anúncio fez a ação da Gamesa na bolsa madrilenha disparar, cotada em alta de 6,70% no final da sessão desta terça-feira.

Em setembro, o grupo espanhol decidiu triplicar seus investimentos na China, que chegarão, segundo a Gamesa, a mais de 90 milhões de euros (mais de 122 milhões de dólares) em 2010-2012.

A empresa quer ser um dos cinco principais atores do setor na China, país que registrou em 2009 o maior crescimento mundial na área de energias renováveis. Este ano, a China duplicou sua capacidade de geração de energia eólica.

O governo de Pequim fixou como objetivo produzir em 2020 15% de sua energia por meio de fontes renováveis.