Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Espanha voltará a entrar em recessão no 1º tri, diz BBVA

Por Pierre-Philippe Marcou 8 fev 2012, 10h53

A economia espanhola voltará a entrar em recessão neste trimestre, com um retrocesso do PIB de 0,2% no período, ao mesmo tempo em que a queda prevista para todo 2012 se situa em 1,3%, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira pelo BBVA Research, instituto de pesquisa do segundo maior grupo bancário espanhol.

“A informação disponível permite adiantar que o crescimento será negativo no primeiro trimestre de 2012”, segundo o estudo.

A economia espanhola entrou no vermelho (-0.3%) durante o quarto trimestre de 2011 e por isso um segundo trimestre negativo a colocaria em recessão, apenas dois anos depois de ter saído dela.

Segundo o instituto, “a demanda externa (exportações) evita uma contração maior” e permite compensar em parte a queda do consumo em um país que registra uma taxa de desemprego de 22,85%, a maior de todos os países industrializados.

“Espera-se uma diminuição de 1,3% do PIB em 2012 e uma recuperação lenta em 2013, que pode ser acelerada se as reformas estruturais anunciadas foram suficientemente ambiciosas”, disse o estudo, em referência às medidas do novo governo conservador para reduzir o déficit público, sanear o setor bancário e flexibilizar o mercado de trabalho.

Continua após a publicidade
Publicidade