Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Espanha anuncia alta de 0,2% do PIB no 1º trimestre

Resultado foi possível graças ao avanço das exportações; consumo das famílias recuou ante o desemprego e a inflação elevada

A economia espanhola registrou um modesto crescimento no primeiro trimestre deste ano, de 0,2%, e elevou seu crescimento anual a 0,7%, informou o Banco da Espanha nesta sexta-feira. A “modesta recuperação” do PIB do país foi possível pela contribuição positiva das exportações, enquanto a demanda interna retrocedeu, segundo indicou o último boletim econômico do órgão.

De acordo com o Banco da Espanha, o fraco consumo das famílias pode ser explicado por um contexto “pouco propício”, haja vista a evolução ainda negativa do mercado de trabalho, a redução do valor dos imóveis, as restrições ao crédito, o aumento da inflação e a queda da renda disponível.

O leve crescimento ocorre em um contexto de dificuldades da economia espanhola, que passou por uma recessão em 2009. Em 2010, embora o saldo total também tenha sido negativo, a economia começou a mostrar sinais de recuperação.

(com Agence France-Presse e EFE)