Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Eslováquia vota e define hoje fundo de resgate europeu

Por Da Redação 11 out 2011, 07h54

Por Clarissa Mangueira

Bratislava – A votação parlamentar na Eslováquia para aprovar as mudanças na Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) está prevista para ser realizada por volta das 8 horas (horário de Brasília). O voto eslovaco é o último das 17 votações parlamentares nacionais necessárias para ratificar as mudanças no fundo de resgate europeu para lidar com a crise da dívida da zona do euro.

O governo vai ligar a votação a um voto de confiança, afirmou a primeira-ministra do país, Iveta Radicova. “É o meu desejo sincero que as mudanças sejam aprovadas, mas no caso de nosso parceiro de coalizão se recusar a mudar de ideia, será inevitável repetir a votação”, disse Radicova. Uma reunião de emergência do gabinete da primeira-ministra foi convocada mais cedo para discutir a decisão sobre o voto de confiança.

Questionada sobre quando a possível repetição do voto poderia ocorrer, a primeira-ministra afirmou que, “embora eu espere que a EFSF seja aprovada hoje, eu me recuso a entrar em discussões sobre o calendário da possível repetição da votação”.

O acordo fechado pelos líderes da zona do euro em 21 de julho expande a atual capacidade de empréstimos da EFSF de 440 bilhões de euros e concede novos poderes ao fundo, incluindo o direito de comprar bônus soberanos nos mercados secundários e funcionar como uma instituição de empréstimos de último recurso para os bancos da zona do euro. As informações são da Dow Jones.

Continua após a publicidade
Publicidade